mercoledì 22 aprile 2015

O antepassado do Karaoke - para aprender português

Às vezes, todas as coisas parecem caminhar numa mesma direcção, como que mandarem-nos uma mensagem... Nas últimas semanas há uma palavra que me acompanha por toda a parte. E a palavra é: Cascais. Aliás CASCAES (como se escrevia antes do acordo ortográfico de 1911).

"Recordação de Cascaes" - a escrita de um souvenir da Belle Époque, um pratinho de porcelana antigo com uma vista da baía onde os últimos reis de Portugal iam a banhos, que existia numa velha casa que habitei, há muitos anos.
Recordação, justamente, dos tempos em que Cascais era o pouso de "duquesas e condessas", de que se fala também no delicioso livro que ando agora a ler: Memórias da linha de Cascais, de Branca de Gonta Colaço e de Maria Archer.


Lembrei-me então de um fado que falava nas "areias de Cascais" e procurando-o no Youtube descobri este maravilhoso video de uma pianola eléctrica. A letra do "Fado Liró" (um sucesso do teatro de revista do início do século XX) corre ao lado da música.


Pensei, por isso, que se tratasse não só do antepassado do karaoke, mas também um utilíssimo meio de praticar o português - cantando:



Guitarra, guitarra geme
que o meu peito todo freme
quando choras pianinho

Não há fado com mais alma
que o liró pois leva a palma
'té ao próprio choradinho

As duquesas e condessas a cantá-lo
pedem- me essas
sem receio de perder

Nas areias de Cascais
tem meu fado encantos tais
que é da gente enlouquecer!

FAD

PS: Diz-me um amigo que o verdadeiro pai do Karaoke é, porém, um outro... Aqui deixo a sua nota:

«Ma il vero autentico papà del karaoke è l'organetto di barberia che in Piemonte, e in specie a Torino, è un'istituzione: si tratta delle famose canzoni a manovella: cilindri e rulli e la carta musicale che si srotola con le parole a uso dei bambini: uno spettacolo di strada che ormai non si trova quasi più se non nelle feste dei paesi delle Langhe: a novembre scorso ho visto questo artista a Torino e mi ha sinceramente commosso:
http://www.organettodibarberia.it/

(obrigado, Matteo!)

4 commenti:

Anonimo ha detto...
Questo commento è stato eliminato dall'autore.
Anonimo ha detto...

...agora, finalmente, podemos disparar sobre o pianista

via dei Portoghesi ha detto...

https://www.youtube.com/watch?v=8eY6CnIm0AQ

;-)

via dei Portoghesi ha detto...

E ainda...

https://www.youtube.com/watch?v=M4JcavHNwwI

"Bang bang mãos ao ar"

versão portuguesa dos "Entre Aspas" da dulcíssima Nancy

https://www.youtube.com/watch?v=T5Xl0Qry-hA