venerdì 18 dicembre 2015

CELESTINO RAIOLA: os tempos livres


Convidámos os nossos alunos de Português de primeiro nível a escrever sobre os seus tempos livres. O sétimo a responder foi o Celestino Raiola, a quem muito agradecemos e saudamos!
Boa leitura!




Eu sou Celestino e sou aposentado, mas trabalho ainda e, portanto, não tenho muito tempo livre; eu acho que o tempo livre é pincipalmente descansar.
Naturalmente utilizo o meu tempo livre como as outras pessoas, que veem televisão, jogam às cartas, vão passear, cozinham, jardinam, vão ao cinema, aos concertos. Ah… já me esquecia: neste período, no tempo livre, eu estudo português.
Apesar da minha constituição sou (...era) muito desportista: gosto de jogar ténis, voleibol e nadar, porém, hoje não posso fazer mais do que ver na televisão, ou, quando possível, ao vivo, os meus desportos favoritos.
Mas quando é que eu tenho verdadeiramente tempo livre? Durante as férias!
Eu gosto mais da “semana azul”, que da “semana branca”. Por isso eu fico muito contente no verão, porque posso ir à praia. Em agosto vou sempre à praia onde eu posso nadar, apanhar sol e sobretudo descansar...
Durante este período de Natal desenvolvo a minha paixão pelo presépio.

Todos os anos, desde que eu era pequeno, desde o dia 8 de dezembro, no meu tempo livre, começo a construção do meu presépio. Até ao Natal ajusto, melhoro, aperfeiçoo e completo meu trabalho de engenharia com luzes, montanhas, a cabana, os pastores.

Eu moro em Roma, onde há muitas igrejas com maravilhosos presépios e durante as férias de Natal eu vou às igrejas admirar e absorver novas ideias. O meu sonho é o de realizar um presépio com estatuetas napolitanas de 1700....

Mas, sobretudo… feliz Natal para todos!

CELESTINO RAIOLA

Nessun commento: