giovedì 10 dicembre 2015

NICOLA BARONE: os tempos livres


Convidámos os nossos alunos de Português de primeiro nível a escrever sobre os seus tempos livres. O quarto a responder foi o Nicola Barone, a quem muito agradecemos e saudamos!

Boa leitura!

 

 

O que é o tempo livre? O que fazer no tempo livre?

Para alguns o tempo livre é uma oportunidade de dedicar-se a todas as coisas que o trabalho não permite, para outros é um espaço vácuo para preencher.

Para mim pode ser uma e outra coisa, dependendo da minha disposição e do cansaço do momento.

Por exemplo ao sábado de manhã ou ao domingo não tenho pena de me levantar tarde e de permanecer na cama a ler até meio dia ou mais. Isto sobretudo quando estou cansado do trabalho da semana ou o tempo fora não está muito agradável. 

Em caso contrário saio de casa para ir a praticar desportos como o ténis ou o jogging. Ou então gosto de fazer compras, visitar museus ou ir à praia com amigos ou com a minha filha.

Na semana o meu tempo livre é mais limitado por causa das minhas obrigações de trabalho, mas consigo de qualquer maneira, sobretudo à tarde ou à noite, destinar um pouco de tempo às minhas atividades preferidas.

Cinema, música, teatro.  De maneira particular este último, que pratico também como ator não profissional num pequeno grupo de apaixonados, que se encontram todas as quintas feiras no teatro Vittoria em Roma. Agora estamos a preparar um espetáculo para o mês de julho constituído por atos únicos de A. Cechov. Eu acho que esta maneira de se exprimir é muito útil, depois de um dia de trabalho, para esvaziar a mente e dar espaço às emoções. 

Quando tenho mais dias livres ou estou em férias, a minha ocupação preferida é viajar, atividade que tento de praticar fora dos períodos e dos destinos tradicionais para evitar a multidão e a confusão dos meses mais críticos. Do que gosto muito é de viajar lentamente, de carro ou de bicicleta, por estradas secundárias, descobrindo pequenas aldeias ou comidas e tradições locais. Uma vez por cada ano, geralmente em abril ou maio, se tenho possibilidade, faço uma viagem mais longe, fora da Europa, para conhecer novas cidades e diferentes maneiras de viver.

De qualquer das formas, o que acho é que nunca temos de nos esforçar para preencher o tempo livre com ocupações de que não gostamos na verdade. Isto é um grande presente e uma grande ocasião para descobrir os nossos verdadeiros desejos e as nossas aspirações por vezes ignoradas.

 

Nicola A. Barone

Nessun commento: