lunedì 7 dicembre 2015

Tolentino Mendonça decorato dal presidente della Repubblica portoghese

Di recente a Roma, dove ha ricevuto il premio letterario RES MAGNAE, lo scrittore e sacerdote portoghese José Tolentino Mendonça è stato decorato dal Presidente della Repubblica portoghese, Prof. Anibal Cavaco Silva, col grado di commendatore dell'Ordine di Sant'Iago de Espada, che riconosce i suoi meriti culturali.
 
 
Testo di  Rui Jorge Martins,  04.12.2015, in
 
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, atribuiu hoje a José Tolentino Mendonça, primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o grau de comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada.
Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, foram distinguidas várias personalidades das áreas da Cultura e da Ciência, anuncia a página da Presidência da República.
Ao cientista e historiador Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, foi igualmente atribuído o grau de comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada, enquanto que a José Roquette, cirurgião cardiotorácico, investigador e professor universitário, foi imposta a insígnia de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
A investigadora e secretária-geral da Academia das Ciências de Lisboa, Maria Salomé Soares Pais, e o vice-presidente do Conselho de Administração da Estoril-Sol e antigo diretor da revista "Egoísta", Mário Assis Ferreira, foram agraciados com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Em nome das personalidades distinguidas, o padre Tolentino Mendonça afirmou que para cada uma «são precisos tantos contributos, tantos rostos, tantas dádivas generosas, tanta vida, recebida de outros», refere o jornal "Diário de Notícias" (Madeira).
Cavaco Silva declarou que os condecorados são «pessoas que acreditam na importância e no valor do pensamento, do conhecimento, do estudo, da criação, do trabalho árduo», que «é sempre necessário para vencer em qualquer domínio de atividade».
«Homenageamos pessoas que acreditam no seu trabalho, no valor do seu trabalho, acreditam em si próprios, são pessoas de fé, trabalho que é normalmente realizado de forma discreta, longe dos holofotes, longe do palco mediático", acentuou o Presidente da República, para quem os distinguidos «têm revelado um profundo sentido patriótico».
Palácio de Belém, Lisboa | 4.12.2015 | © Presidência da República

Nessun commento: