mercoledì 29 novembre 2017

DIANA MALACU e a sua paixão por Turner

Diana Malacu, estudante de Português na Università degli Stud della Tuscia, escreveu para o nosso blogue este interessante texto sobre um pintor que a toca de modom especial: Turner.
Obrigado, Diana!

 Joseph Mallord William Turner (1775-1851), 'A Ship against the Mewstone

William Turner nasceu em 1775 em Londres e é considerado um dos artistas ingleses mais célebres do mundo: de fato é conhecido como '' O pintor da luz'' porque a luz tem um papel fundamental na sua arte e como é apaixonado pela força da natureza, o que ele retrata nas suas obras é, na maioria, paisangens, sobretudo as da Inglaterra, onde a realidade se mistura com o sonho.

Turner partence ao movimento romântico mas  é considerado um precursor do impressionismo pela maneira de realizar o que via e por como o transmitia pictoricamente. Além disso, Turner está também perto da poetica do sublime, onde a natureza é vista como uma força indomável que as outras coisas artificiais não podem ter.

Ele fez muitas viagens a Itália onde, além da arquitectura e dos monumentos, apreciou imenso a luz do sul e a cidade de Veneza. 
 
Quando envelheceu tornou-se introvertido, começou a afastar-se dos amigos e da família, portanto, como a maioria dos artistas acabou por ficar deprimido e atormentado e a situação deteriorou-se depois da morte de seu pai.
 
Alguns anos depois morreu na casa da sua amante, que nunca chegou a ser noiva, e foi enterrado na Catedral de São Paulo em Inglaterra em dezembro de 1851.

DIANA MALACU

Nessun commento: