domenica 5 novembre 2017

Nicoletta Del Gaudio sobre "O Grito" di Munch

A nossa aluna e amiga NICOLETTA DEL GAUDIO envia-nos o texto que escreveu sobre uma das mais importantes obras de arte do século XX.



Comentário sobre a pintura de Munch “O grito”

É uma obra do pintor noruegês Edvard Munch, obra expressão da arte expressionista.
É maravilhosa, iria à Noruega só para a ver! 
Nesta obra há o medo como desespero existencial, o homem ( ou mulher?) em destaque que fecha as orelhas talvez para não ouvir algo que o assusta, os olhos arregalados e a boca muito aberta como acontece quando uma pessoa grita com muita força. 
As cores que o pintor utiliza são muitos acesas, o cor de laranja do céu colocado com pinceladas grosseiras, como o preto do mar atrás da pessoa espantada, também pintado com pinceladas grosseiras, incutem ânsia, medo, angústia.
Além da pessoa em destaque, há duas pessoas no fundo de uma ponte, mas elas são indefinidas. 
O desespero pode-se tatear, acrescentado pelas imagens destorcidas, e provavelmente reflete o sofrimento do artista que na sua vida tinha que enfrentar muitos problemas psicológicos e familiares. 
Mas além disso, esta obra é a dor do grito que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a veem; nós identificamos-nos com ela e podemos até sentir a dor, participamos da obra completamente. 

Nicoletta Del Gaudio

Nessun commento: