lunedì 27 maggio 2013

A palavra ao estudante: SILVIA INSERRA - “Entre adolescência e maturidade”




Chamo-me Silvia e sou uma estudante de Línguas da Universidade de Roma Tre. Este é o meu primeiro ano nesta faculdade, embora tenha quase 23 anos.

Depois do liceu estava muito confusa, não sabia qual faculdade escolher, porque gostava de todas as disciplinas e nenhuma ao mesmo tempo. Assim inscrevi-me na faculdade de Biologia, porque a achava interessante. Mas depois de pouco de tempo compreendi qual era a faculdade realmente queria fazer.

Na verdade acho que mudei nestes dois anos muito mais que em toda a minha adolescência.

Antigamente era uma pessoa muito insegura e por vezes desesperada, porque não conseguia ver algo de bom e de adequado por a minha personalidade (ainda pequena e imatura) no futuro, às vezes os sonhos e os desejos aparecia-me escuros e longe de mim.

Quando és adolescente o mundo parece grande e cheio de coisas para ver e experiências para fazer. Achas que tens toda a vida em frente de ti e as possibilidades que tens criam um remoinho de ideias, esperanças e paixões dentro de ti. Mas neste nevoeiro sentes-te pequeno e confuso, porque entre todos os caminhos possíveis não sabes qual é (e se há) o teu.

Muitas pessoas dizem que a adolescência é o período melhor da vida.
Eu acho que é um período muito difícil e delicado e certamente não muito sereno. Acho que o período melhor da vida é quando te encontras realmente a ti mesmo, com a tua verdadeira personalidade e a tua serenidade.

Assim tu podes ser, de facto, livre.

SILVIA INSERRA

Nessun commento: