mercoledì 31 gennaio 2018

A MÁSCARA: Angela De Chirico



Convidámos alguns alunos de Português do nível avançado para escreverem, livre e criativamente, sobre um tópico genérico: a máscara.
Eis o texto da ANGELA DE CHIRICO, a quem muito agradecemos!



O Martim era um menino muito tímido que falava pouco e passava o tempo desenhando ou lendo. Ele não tinha amigos, ou assim pensava.
Quando era convidado para uma festa recusava sempre, por medo de não poder brincar, distrair-se e dançar como os colegas da escola.
Os pais e  a professora estavam muito preocupados com o comportamento dele.
Martim era engraçado e inteligente e, para ser sincero, as raparigas gostavam muito dele e especialmente a Maria, a sua menina preferida.
No Carnaval a professora organizou na escola uma grande festa mascarada. Ela tinha esperança que o Martin se pudesse desbloquear.
Na verdade, o Martin fingiu uma forte dor no estômago, mas os pais não queriam ouvir razões. Ele tinha de ir para festa e de recitar o papel que a professora lhe tinha atribuído.
Era um papel muito importante, o Martim era o personagem principal, o príncipe que conduzia o seu povo para a vitória e, no final,  declarava o seu amor pela menina mais linda do país, a pequena Maria.
Quando o Martin estava em cima do palco, com o rosto coberto,  ele olhou para o público, toda a gente estava em baixo, todos pareciam pequenos e ele... ele era o herói! Magia de uma máscara!
Ele nunca teve mais vergonha ou timidez, e recitou a sua parte com paixão.
O Martim era um outro; uma boa professora, os seus pais e a magia do teatro tinham-no feito crescer.
No final com os aplausos do público, dos colegas e da bela Maria, ele comprendeu que não era bom ter medo da amizade e do mundo, e que ele tinha de viver a sua vida até ao limite!

ANGELA DE CHIRICO

Nessun commento: