mercoledì 31 gennaio 2018

A MÁSCARA: Roberta Pucci



Convidámos alguns alunos de Português do nível avançado para escreverem, livre e criativamente, sobre um tópico genérico: a máscara.
Eis o texto da ROBERTA PUCCI, a quem muito agradecemos!



A primeira vez que se encontra a definição de “Comédia da arte” é em 1750 na comédia “O teatro cómico” do Carlo Goldoni.
De facto, a comédia da arte, que nasceu na Itália no século XVI, teve muita popularidade até a metade do século XVIII, anos em que Goldoni fez uma importante reforma da comédia.
Não era um geenro de representação teatral, mas uma maneira diferente de produção dos espectáculos, que se baseavam nos “canovacci”; de facto não havia textos escritos.
Na comédia da arte os atores improvisam as próprias partes e usam máscaras.
Uma destas é o “Zanni”, um dos personagens mais antigos da comédia da arte, tanto que ao princípio este tipo de comédia era definida também “a comédia dos Zanni”
Este personagem é muito ligado à terra e à vida dos campos; símbolo do carácter bruto dos camponeses.
Há dois tipos de Zanni: aquele do servo astuto e veloz e aquelo do servo estúpido e lento.
O primeiro é geralmente muito hostil e violento e nas representações prega partidas ao patrão e aos interlocutores; a sua máscara tem um nariz curvo e aguçado.
O segundo tipo é completamente diferente; é muito ignorante e estúpido; lamenta-se sempre das circunstâncias e tem a “habilidade” de gerar equívocos com o patrão.
A sua postura é dobrada e os movimentos são lentos. A sua máscara tem um nariz adunco e recurvado.
Da máscara e da caracterização do Zanni nascem muitos dos personagens da comédia que todos conhecemos, como o “ Pantalone” e o “Arlecchino”.

ROBERTA PUCCI

Nessun commento: