giovedì 18 gennaio 2018

PAOLO PASQUINI sobre "A preguiça"



O nosso aluno de segundo ano, PAOLO PASQUINI, envia-nos este interessante texto sobre a preguiça.
Obrigado, Paolo!




SOBRE A PREGUIÇA: CONCEITOS E PRECONCEITOS



Eu tenho uma propensão natural para a preguiça.

Desgraçadamente, na minha vida, eu não pude realizar esta magnífica vocação.

Muitas vezes, virtudes morais encontram vulgares obstáculos pragmáticos.

Devo admitir que há algumas desvantagens na preguica extrema, qual, por exemplo, uma menor produção e uma menor probabilidade de alcancar objetivos pessoais. Mas são estas verdadeiras desvantagens? 

Talvez  nao, visto que na nossa vida de seres humanos hé duas tragédias:
 1. Não alcançar objetivos e 2. Alcançar objetivos (a segunda é mais terrível, porque é sem saída).

Outra desvantagem é o estigma social, um preconceito muito difuso, um juizo moral negativo sobre a preguiça e que pode levar à vergonha e ao sentido de culpa, uma combinação mortal.  Somente almas nobres podem resistir e continuar a perseguir “il dolce far niente” e  “la dolce vita”. 

Não é fortuito que estas expressões  existam em italiano: essas derivam do conceito latino de “Otium cum dignitate”, uma disposiçao filosófica e literário-estética totalmente desprovida de qualquer traço moral negativo. Pelo contrário, esta era uma característica apreciável e, certamente,  mais compatível com uma vida civilizada e respeitosa de si mesmo e dos outros, uma vida, além disso, com menor stress e competitividade e maior tempo à disposição, tranquillidade e possibilidade de reflexão e, certamente, com uma maior possibilidade de viver no momento presente, o que representa uma contribução importante para a saúde mental.

Apesar disso, eu devo reconhecer, de má vontade,  que uma enorme desvantagem existe na perguiça: os perguiçosos têm uma menor possibilidade de fazer erros e, por conseguinte, de aprender. 

Os meus erros foram muitos e vários. 

 “Errando discitur”- verdadeiro - mas eu teria preferido aprender menos...  

Roma, 10 de janeiro de 2018

PAOLO PASQUINI

 Il riposo, Belliazzi

Nessun commento: