venerdì 19 gennaio 2018

MAIS VALE… Michal Siwek



Pedimos aos alunos do segundo nível do Instituto Português de Santo António em Roma para escreverem sobre alguns provérbios portugueses, que têm em comum a sua expressão inicial: «Mais vale...».

Michal Siwek escolheu «MAIS VALE PERDER UM MINUTO NA VIDA DO QUE A VIDA NUM MINUTO»

Obrigado, Michal!



Este provérbio, à primeira vista, parece muito óbvio para mim. É lógico que é melhor perder um minuto da vida, em vez de perder toda a vida num momento.
Mas, olhando para o mundo de hoje, percebo que as pessoas não seguem esta indicação, tão óbvia.

Basta abrir qualquer jornal para ver as notícias sobre acidentes de estrada, onde muitas vezes faltava um minuto de reflexão ou bastou um minuto de muita pressa e a história termina com muita dor ou até mesmo com a morte. Portanto, cada um de nós concordará com este provérbio. Mas, infelizmente, o cérebro nem sempre é usado.

Eu sou um padre, então, aproveitando desse proverbio, eu gostaria de procurar um significado mais profundo.

As palavras de Jesus parecem opostas a isso: “Porque quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Marcos 8:35)

Jesus não nos convida, porém,  a tentar perder a vida física. Devemos desfazermo-nos do nosso tempo, da nossa preguiça, do nosso egoísmo e estar disponíveis para outros. Isso significa amor. E isto é o que o Papa Francisco nos ensina. Especialmente no que ele diz sobre um “barulho”. 

É preciso um “barulho” para sair de si mesmo e se entregar aos outros. Mas isto é, de acordo com a lógica deste mundo, uma perda de vida. O homem de hoje é dirigido a buscar os seus próprios prazeres. Mas isso pode dar a felicidade?

Pouco tempo atrás morreu Dom Manuel Martins, Bispo de Setúbal, em Portugal. Uma vez ele disse: “Qual é o padre, qual o cristão, que pode dormir descansado, ou descansado continuar a partcipar em lindas eucaristias de Natal, enquanto não fizer alguma coisa para matar a fome desta pobre gente?”

Respondendo, portanto, a este provérbio, eu digo: Sim, devemos estar atentos para não perder a vida num minuto. Mas, oferecendo-nos aos outros, não a perdemos. Recebemos mais de Jesus, que ofereceu sua vida para dar-nos a vida real.

P.e MICHAL SIWEK

Nessun commento: