giovedì 14 aprile 2016

Ancora la conferenza su Fernanda de Castro a Viterbo

http://www.fundacaoantonioquadros.pt/newsletter/newsletter-preview.php?id=131&s=7800&m=dmlhZGVpcG9ydG9naGVzaUB5YWhvby5pdA==


Sulla Newsletter della Fundação António Quadros:
http://www.fundacaoantonioquadros.pt/newsletter/newsletter-preview.php?id=131&s=7800&m=dmlhZGVpcG9ydG9naGVzaUB5YWhvby5pdA==

FERNANDA DE CASTRO DE REGRESSO A ITÁLIA

Fernanda de Castro, uma portuguesa moderna, não no corte dos cabelos, mas no que tinha na cabeça.

Figura ímpar do Modernismo português, uma “princesinha” – como lhe chamaram - entre a nova geração de artistas brasileiros, que nessa São Paulo, em 1922, tentava novos rumos para a arte que falava português além-atlântico – mas que continuava a desejar um diálogo com aquela outra nação de aquém-mar que falava (vagamente…) a mesma língua.

Fernanda de Castro, que na sua irrequietude intelectual esteve por diversos caminhos – e em diferentes momentos da sua vida – ligada a Itália (a amizade com Pirandello no início, a sua missão diplomática em Roma, ao lado do marido, mais tarde…), foi reevocada numa conferência que teve lugar no passado dia 1 de Abril na Universidade de Viterbo.

Inserida no programa dos cursos de Literaturas e Culturas dos países de língua portuguesa, da responsabilidade da Prof.ª Doutora Cristina Rosa (Dipartimento di studi linguistico-letterari, storico-filosofici e giuridici), "Fernanda de Castro: viaggio di una portoghese moderna verso i modernisti brasiliani" evocou a figura da poetisa portuguesa e convidou os alunos a relerem excertos da sua produção poética, bem como da narrativa memorialista que rematou a sua carreira (Ao fim da memória, Cartas para além do tempo) e em que são evocadas, justamente, seja a sua experiência brasileira, sejam as ligações a Itália.

O conferencista, Dr. Francisco de Almeida Dias, colaborador do Instituto Português de Santo António em Roma e durante vários anos Cultor da língua portuguesa junto da Università degli Studi di Roma Tre, dedicou a Fernanda de Castro a sua tese de licenciatura em literatura e artes plásticas, orientada pelo Prof. Doutor Vítor Serrão (Universidade de Lisboa).

Actividade patrocinada pela Embaixada de Portugal junto do Estado italiano:

Site da Universidade de Viterbo:

Nessun commento: