venerdì 29 aprile 2016

Joana Amendoeira - notte di fado, il 28 maggio a Roma (IPSAR)




Sabato 28.5.2016
21.00 Notte di fado

Joana Amendoeira, Voce
Paulo Valentim, Chitarra portoghese
Paulo Ramos, Chitarra classica

Programma: musica portoghese
nel cortile dell’Istituto Portoghese di Sant'Antonio in Roma



Joana Amendoeira é considerada uma das mais imporantes fadistas da nova Geração. No seu cantar o fado ganha novo brilho, nova atitude sem se desviar da tradição.

Nascida em Santarém (Ribatejo), uma das regiões portuguesas com grande tradição de Fado, muito cedo descobriu o apelo para ser fadista e, aos 12 anos, vence a “Grande Noite do fado do Porto”.

Ao longo da sua carreira, teve a oportunidade de cantar nas melhores casas de Fado de Lisboa (Clube de Fado e Sr.Vinho) e nessa “escola” absorveu os grandes ensinamentos dos fadistas mais antigos e dos músicos. Todos lhe reconheciam a voz especial, a atitude, o talento e, gentilmente, lhe passaram a sua arte, as poesias e as histórias vividas. O seu último disco, «Amor mais perfeito» (2012), é um tributo especial ao seu grande mestre, José Fontes Rocha, um dos maiores guitarristas e compositores do Fado.

O seu percurso conta com oito discos editados e várias participações em compilações especias de Fado, nacionais e internacionais, assim como vários prémios (entre eles, o de melhor Disco de Fado 2008, atríbuido pela Fundação Amália Rodrigues), foi seleccionada para se apresentar em diversas Feiras de World Music, como o Mercat de Musica Viva de Vic 2003 (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canada) e teve a oportunidade de fazer digressões por diversos países como Espanha, Itália, Hungria, Lituânia, Suécia, Brasil, Argentina, EUA, India e Japão.

Joana Amendoeira defende com orgulho o legado do Fado sem de esquecer da sua própria expressão artística.


Nessun commento: