giovedì 21 aprile 2016

ANNA TRACAGNI - Santo António: de Lisboa ou de Pádua?



Agradecemos à nossa aluna ANNA TRACAGNI este texto divertido em que partilha com os leitores do nosso blogue a sua experiência "lisboeta" do Santo António. Obrigado, Anna (também pela bela fotografia!)!





Depois que o Papa Leão XIII disse que o Santo António é “o Santo do Mundo todo”, acho que não tem mais sentido falar da denominacão desse santo.

Mas, sem dúvida, a cidade de Lisboa merece uma atenção especial por S. António. De facto, o 13 de Junho  é um dia de festa para ambas as cidades, Lisboa e Pádua; ma é só em Lisboa que há uma festa espetacular.

O ano passado eu tive a imensa sorte de estar em Lisboa na semana do Santo António. Já nos primeros dias do mês, todos os bairros viviam numa atmosfera festiva: festoẽs, banderinhas coloridas, manjericos nas janelas e churrascos para fazer sardinha assadas.

No dia de Santo António ninguém fica em casa. É toda uma explosão de cores, de música e de cheiros (bom das flores e  dos manjericos e não do peixe).

As pessoas estão felizes e ao mesmo tempo malucos, dançando musicas horríveis.  Há palcos em cada rua e parece estarmos numa pequena aldeia, onde todas as pessoas se conhecem e todos cantam juntos; onde, se pedes uma sardinha e uma imperial, recebes um prato cheio de sardinhas, quatro imperiais, um canto e uma dança.

A festa do Santo António representa tudo o que eu amo de Lisboa: uma leveza e uma humanidade que não é mais possivel encontrar na Europa agora.

Por isso acho que o Santo António é o “Santo do Mundo todo”, mas é a alma só de Lisboa.

ANNA TRACAGNI 


1 commento:

epizefiria ha detto...

"Por isso acho que o Santo António é o “Santo do Mundo todo”, mas é a alma só de Lisboa" GRANDE ANNA! E' verdade!